Os Dois Lados do Mercado Imobiliário

Autor:
José Moreira
Publicado em:
9/11/2023

O mercado imobiliário continua a ser notícia a nível nacional, mas muitas vezes a nossa experiência local é frequentemente diferente do que estamos a ler online. Se está confuso em relação ao mercado imobiliário no último ano, não desespere não é o único.  Isso deve-se ao facto de estarmos atualmente num mercado bifurcado, ou seja, um mercado dividido. Mas afinal o que é isso de mercado bifurcado? Aqui tem uma explicação detalhada.

O que é um mercado bifurcado?

Um mercado bifurcado, no contexto imobiliário, refere-se a uma situação em que o mercado habitacional está dividido em dois segmentos distintos, cada um comportando-se de forma diferente em termos de preços, oferta / procura e atividade. Enquanto um segmento pode estar a experimentar um rápido crescimento de preços e uma elevada procura, o outro pode ser mais lento, com preços mais estáveis ou até em declínio.

Mas como é que chegamos até aqui?

A partir de 2020, os mercados em todo o país viram os preços das casas subir, mesmo quando alguns especialistas esperavam uma correção de mercado. Isso deveu-se, em parte, às taxas de juro historicamente baixas, tornando as hipotecas mais acessíveis em todo o lado, contudo o aumento dos preços não foi distribuído uniformemente por todo o país. Em alguns mercados, os valores das casas tiveram uma subida acentuada, enquanto noutros, os preços subiram moderadamente.

O crescimento acelerado dos preços em alguns mercados em relação a outros está relacionado com o rápido aumento da procura. Muitas pessoas compraram novas casas durante a pandemia de COVID-19, satisfazendo assim as suas necessidades em mudança, garantindo uma taxa de juro ultrabaixa. Muitas pessoas aproveitaram o trabalho remoto para mudar de uma área cara para outra mais acessível, enquanto outras mudaram-se para estar mais perto da família. Isso levou a um aumento na procura e nos preços em lugares anteriormente considerados acessíveis.

A batalha entre as taxas de juro e a inflação

Em 2022, a economia estava a mover-se a um ritmo tão acelerado que a inflação atingiu o seu ponto mais alto em mais de 30 anos, ultrapassando os 9%. Para exercer pressão descendente sobre a inflação e evitar um colapso, o BCE começou a aumentar as taxas de juro alcançando os valores mais altos de sempre. Juntamente com os preços elevados, estas taxas tornaram a aquisição de uma casa inacessível para muitos.

Talvez faça sentido pensar que taxas e preços elevados reduziriam a procura e levariam a uma queda nos preços das casas, certo? Bem, mais ou menos. É aqui que o mercado começa a dividir-se.

A questão da oferta e procura

É verdade que quando a procura diminui, os preços geralmente também diminuem, mas é preciso considerar a oferta na equação. Enquanto a procura está a diminuir, muitos mercados estão continuam a assistir a uma redução no inventário disponível. A divisão no mercado nacional ocorre quando a redução da procura numa região é acompanhada por uma redução na oferta, permitindo que os preços se estabilizem ou até continuem a crescer, enquanto noutras regiões, a procura diminui e a oferta permanece a mesma, fazendo com que os preços caiam.

Onde é que isto está a acontecer? Naquilo que alguns chamam de correção dos aumentos de preços exorbitantes causados pela COVID-19, a maioria das quedas está a ocorrer em mercados onde os preços tiveram um crescimento extremo de 2020 a 2022. Por outro lado, mercados que foram mais estáveis durante a pandemia parecem ser mais estáveis agora também, apresentando preços estáveis e com um crescimento modesto.

O que se segue?

A maioria das previsões espera que o mercado imobiliário continue a corrigir-se, mas não há uma grande queda no horizonte.

Também não deve esperar que cada região se estabilize da mesma forma. A atual divisão no mercado português é particularmente pronunciada, mas mesmo quando não é, haverá sempre diferenças entre os mercados. O preço médio de compra, o tempo que uma casa passa no mercado, o número de casas disponíveis e outras estatísticas importantes geralmente variam de região para região e entre mercados urbanos, suburbanos e rurais.

Quer obter a informação mais atualizada sobre o seu mercado local? Entre em contacto com o seu consultor imobiliário.

Não perca nenhum artigo!

Subscreva para receber em primeira mão os nossos artigos no seu email todas as semanas.

Nós também detestamos SPAM! Por isso só enviamos conteúdos que sejam relevantes para si.
Enviado com sucesso!
Oops! Alguma coisa correu mal.

José Moreira

Consultor Imobiliário

Com mais de 18 anos de experiência profissional enquanto empresário, encontrei no sector imobiliário aquilo que mais me realiza: ajudar as pessoas.

Porque para mim este não é um negócio de casas, mas sim de pessoas para pessoas.

Obtenha o melhor negócio na venda da sua casa

O nosso foco é simplificar o processo e ajudar a obter o melhor negócio. Descubra a experiência que outros proprietários tiveram ao vender connosco.

Quero vender

Está a pensar comprar a sua nova casa?

O nosso foco é garantir que encontra a sua casa dos sonhos. Descubra a experiência de comprar a sua casa connosco.

Saiba mais