Ao longo dos anos, vários mitos e crenças enraizaram-se na forma como compramos e vendemos casas. No entanto, a questão que paira é: estas crenças têm algum fundamento? E qual é o impacto que elas têm sobre as suas chances de encontrar o comprador certo para a sua casa ou de assegurar a casa perfeita para si?
Neste artigo vamos desvendar cinco mitos que há muito tempo moldam a maneira como abordamos o mercado imobiliário. Descobriremos se estas crenças têm alguma base sólida e, mais importante, como é que eles podem afetar as suas decisões no emocionante e muitas vezes desafiador mundo da compra e venda de imóveis.
Vamos começar?
Este antigo adágio imobiliário nem sempre é verdadeiro. Os compradores frequentemente tentam agir rapidamente e adquirir um imóvel antes que outros compradores se possam organizar. Por que é que eles fazem isso? Para evitar a concorrência e ter que pagar mais, é claro.
Como é que se pode proteger? Contrate um consultor que procure criar uma situação competitiva entre os compradores. Certifique-se que todos os compradores têm a oportunidade de saber que a sua casa está à venda antes de aceitar uma oferta, permitindo que a mesma seja anunciada durante alguns dias primeiro. Se o negócio é bom para si avance, mas lembres-se que vender uma casa “em menos de 24h” nem sempre significa que esse é o melhor resultado que poderá obter.
"Se perdermos esta casa, outra semelhante aparecerá em breve, certo?" Não necessariamente!
Se considerarmos a localização, orientação solar, características, acessos, condição e proximidade de comodidades, percebemos que as casas não são todas iguais. E isto tudo antes de considerar o layout, o design e a forma com a casa lhe faz sentir.
Se encontrar uma casa que preenche os seus requisitos e se ela for a melhor que encontrou depois de algum tempo à procura, então vale a pena fazer o que está ao seu alcance para comprá-la. Não hesite em tornar a sua proposta o mais atraente possível, poderá nunca mais encontrar outra casa igual.
O mercado imobiliário é um negócio baseado na confiança, com diversas camadas de privacidade. Quando o seu consultor lhe diz que outro comprador está interessado na mesma casa que pretende comprar, não é apenas um estratagema para lhe obrigar a pagar mais pela casa.
Assim como o consultor não vai compartilhar informações sobre a sua proposta a outros compradores, entenda que ele não lhe podem dizer qual é o valor da outra proposta ou informar se é mais alta ou mais baixa do que a sua.
O consultor apenas está a fazer o seu trabalho e a mantê-lo informado durante todo o processo para que possa tomar a melhor decisão para si. Isso significa orientá-lo quando outras partes interessadas se envolvem. No entanto, a decisão de avançar com uma proposta, assim como o valor da mesma, é sempre sua.
Uma abordagem comum, usado por alguns compradores, é olhar para o preço de uma casa e subtrair o custo das futuras reformas antes de fazer uma proposta. Por exemplo, um imóvel está a ser vendido por €200.000, mas você acredita que a casa precisa de uma nova cozinha e casa de banho, então subtrai o custo total dessas alterações e propõe ao proprietário um valor reduzido.
Contudo é preciso ter em mente que na hora de se definir o preço de venda, esses aspetos já foram tidos em conta e se o proprietário gastasse dinheiro e fizesse essas mudanças, a casa valeria mais e provavelmente estaria no mercado por um preço mais alto.
Um erro muito comum na hora de negociar uma proposta é o de que o valor justo só pode ser obtido com a divisão da diferença entre o valor desejado pelas duas partes e que desviar-se desse valor é uma derrota para um dos lados.
Nestas situações, é essencial dar um passo atrás e perceber que o ponto intermédio destes dois valores não é mais do que uma média matemática em função do preço que cada parte escolheu para começar. Lembre-se, este não é um valor que está vinculado ao valor real de mercado e não deve determinar o que qualquer uma das partes está disposta a pagar ou aceitar pelo imóvel.
As casas têm valores diferentes para pessoas diferentes. Faça a sua pesquisa e decida quanto esta casa vale para si, mas não se prejudique e perca a oportunidade de adquirir ou vender uma casa, porque não estava disposto a ceder a um valor diferente da média entre as duas partes.
Esperamos que, ao desmistificar estas crenças imobiliárias, possamos capacitar compradores e vendedores a abordar as suas transações com mais confiança e clareza. No fim das contas, o mercado imobiliário é complexo e multifacetado, e uma abordagem informada e flexível é essencial para alcançar um resultado satisfatório.
Portanto, lembre-se sempre de questionar as suposições comuns e estar preparado para tomar decisões com base em informações sólidas e nas suas próprias necessidades e objetivos.
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